Cão de Castro Laboreiro

O nome desta típica raça portuguesa, cujas origens se perdem no tempo, deriva da povoação de Castro Laboreiro. Os seus exemplares encontram-se entre os rios Minho e Lima, na região correspondente às serras de Peneda e Suajo.

É um cão lupóide, amastinado, utilizado para proteger o gado contra o lobo, que, ainda hoje, habita naquelas serranias. Tem um andamento ágil e uma atitude defensiva que talvez pareça hostil. É característico o seu ladrar forte, no início grave e terminando em tons agudos e prolongados.

A sua aparência é vigorosa e harmoniosa, com pelagem grossa, curta e resistente, de cor lobeira: cinzento e preto, com uma mescla de pêlos avermelhados, cuja combinação lhe confere uma tonalidade clara, média ou escura.

Os machos têm 56 a 60 cm de altura e as fêmeas 52 a 57 cm. Os machos pesam entre 30 e 40 kg e as fêmeas entre 20 e 30 kg.

A cabeça, revelando leveza, com chanfradura nasal pouco acentuada, apresenta um focinho comprido, retilíneo, afilado no sentido da ponta, sem ser estreito nem pontiagudo, com a boca bem delineada e lábios regulares e bem adaptados. As mucosas bucal e labial são negras.

Os olhos, oblíquos, em forma de amêndoa, de tamanho médio e cor entre o castanho e o preto, revelam uma expressão séria.

As orelhas, médias e pouco espessas, têm um ponto de inserção ligeiramente alto e são triangulares, mas arredondadas na ponta. Caem lateralmente de cada um dos lados da cabeça.

O pescoço, direito, curto e sem barbela, confere um porte altivo à cabeça.

O tórax, em ogiva, é alto e largo, com o dorso horizontal e de comprimento regular. O lombo é forte, largo, curto e musculado, bem ligado à garupa, algo inclinada.

O ventre é um pouco retraído e mostra uma linha inferior oblíqua.

A cauda, comprida e grossa, muito peluda na parte inferior, chega ao curvilhão quando o animal se encontra tranquilo. Estando este em ação, a cauda ultrapassa o nível horizontal e inclina-se para cima e para o lado.

Os membros apresentam aprumo correto, com ossos bem desenvolvidos e musculatura sólida, pés mais arredondados que alongados e com dedos grossos, encurvados e unhas lisas e duras, pretas ou cinzento-escuras. Podem ter presunhos simples ou duplos.

Adicionar Comentário