Pneunomia em Cães

Pneumonia é uma condição que causa a inflamação dos pulmões. Uma pneumonia é um sintoma grave, pode ocorrer de forma moderada a severa e colocar a vida do animal em risco.  As causas são várias: podem ocorrer como consequência de infecções por vírus, bactérias, ou mesmo alguns tipos de fungos e parasitas.

A pneumonia pode atingir qualquer cão, em qualquer época da vida e sempre terá uma causa. Por exemplo, as infecções pelo vírus da podem ser responsáveis por pneumonias devido à baixa imunidade do cão doente.  A “tosse dos canis”, quando não tratada, pode evoluir para uma grave pneumonia.

Cães podem também sofrer com a tuberculose, causadora desse sintoma, que é uma doença grave e uma zoonose. As pneumonias nos cães podem ter como causas alergias, sintomas de problemas do coração, de refluxo gástrico ou mesmo a presença de tumores.

Caso você observe os seguintes sintomas no seu cão, todos esses podem ser indicativos de um quadro de pneumonia. Em caso de qualquer um destes sinais: procure um veterinário imediatamente.

  • Dor quando tocado na região do tórax.
  • Mucosas pálidas ou azuladas.
  • Secreção nasal.
  • Tosse.
  • Engasgos frequentes.
  • espiração ruidosa.
  • Cansaço após mínimo exercício físico.
  • Vômito ou sinais de “ânsia de vômito” constantes.
  • Dificuldade de respirar.

Nem toda pneumonia causa febre e remédios caseiros não irão resolver o problema. Tentar tratamento por conta própria sem um diagnóstico adequado pode até piorar o quadro.

O diagnóstico desse tipo de quadro só pode ser feito por um médico veterinário por meio de exames adequados, desde a auscultação no exame clínico,  diagnóstico por imagem, como raios X, e exames laboratoriais para prescrever o tratamento correto a um quadro de pneumonia. Podem ser necessários expectorantes, diuréticos e anti-inflamatórios nos tratamentos das pneumonias.

Quando detectada de forma precoce, melhores serão as chances de recuperação. A prevenção é fundamental:  os cachorros são muito sensíveis ao frio, o que pode aumentar, sim, chances de pneumonia. edobre os cuidados com local onde seu cachorro dorme nas  épocas mais frias do ano e nunca o deixe molhado por muito tempo.

A  vacinação contra a gripe canina e tosse dos canis, doenças causadoras de pneumonias, pode ser feita anualmente,  de acordo com o critério e orientação do médico veterinário.

Adicionar Comentário